2024-12-06
As e-bikes dobráveis vêm em todos os formatos e tamanhos, desde pequenas máquinas voltadas para o deslocamento diário, projetadas para viagens de última milha, até bicicletas elétricas de pneus grossos de alto desempenho. Este artigo apresenta uma das últimas – Nesta análise do Engwe Engine Pro 750w, darei uma olhada detalhada nas especificações e darei a você um relatório completo do teste de pilotagem.
Antes de receber esta e-bike, eu estava familiarizado com o Marca Engwe – sua linha de bicicletas elétricas dobráveis com pneus grossos é popular e tem muitos seguidores em muitos países europeus. Inicialmente, eu esperava receber o modelo de entrada, então fiquei agradavelmente surpreso quando abri a caixa e encontrei a 'topo de linha' Engine Pro 750w com potência máxima de 1000W.
☑️ Embalagem e entrega: A moto foi despachada localmente e recebi o Engwe Motor Pro no prazo de 4 dias após o pedido ser feito. A bicicleta estava muito bem embalada (veja fotos) e a entrega foi via entrega rastreada pela UPS.
☑️ Peso da embalagem: Deve-se notar que a caixa é muito pesada para uma pessoa levantar sozinha – eu recomendaria duas pessoas para mover a caixa, pois pesa quase 35 kg.
☑️ Montagem: Há algum trabalho de montagem envolvido. Felizmente, a Engwe incluiu todas as ferramentas necessárias e um manual bem escrito. A roda dianteira precisa ser instalada. Além disso, a coluna de direção, pedais, para-lama dianteiro e canote/selim. Se você não se sentir confortável montando a bicicleta sozinho, recomendo encontrar um mecânico de bicicletas local.
☑️ Carregando a bateria: Recomenda-se carregar totalmente a bateria antes de usar – isso leva de 3 a 4 horas. O carregador tem um plugue da UE, mas veio com um adaptador de plugue do Reino Unido.
☑️ Condição geral: Não encontrei marcas ou arranhões na pintura e a moto estava muito bem protegida dentro da caixa.
Uma coisa que me impressiona nesta e-bike é a especificação. o Engwe Motor Pro possui suspensão total, freios a disco hidráulicos e uma tela colorida muito inteligente com muitas funcionalidades e personalização. Além disso, há o bônus adicional de um recurso regenerativo do motor. Há muitos recursos tecnológicos para uma e-bike com preço inferior a € 1500.
Motor: O Engwe usa um motor de cubo traseiro com engrenagem de 750w 48v, integrado a um design de roda magnética de seis raios. A potência nominal máxima de saída é de 750w, mas atingirá o pico de 1000W com uma bateria nova. O controlador pode lidar com um máximo de 18 amperes, o que daria uma potência máxima de saída de 979 watts (quando a bateria estiver totalmente carregada).
regenerativo engine travagem: Isso coloca uma pequena quantidade de energia de volta na bateria quando a moto está parando - eu testei isso, veja a avaliação mais detalhada abaixo.
Bateria: Esta versão mais recente possui uma bateria de 48v 16Ah (768Wh), que é uma capacidade decente em uma bicicleta por esse preço. Ainda não testei o alcance total, mas depois de um passeio de cerca de 6 km, 9% da bateria estava esgotada (usei muito o modo de potência total para o teste).
Exibição: Uma tela colorida está repleta de recursos e funcionalidades que envergonham muitos monitores de e-bike mais caros. Você pode fazer coisas como personalizar os níveis de assistência individuais e habilitar recursos como a regeneração engine frenagem. Além disso, você pode visualizar a saída de energia e a tensão da bateria em tempo real.
Teclado remoto: O teclado de cinco botões é muito organizado e está localizado próximo ao punho esquerdo (próximo ao acelerador de polegar).
Suspensão dupla: Há alguns garfos de suspensão de aparência carnuda na frente que parecem bastante resistentes e um amortecedor traseiro. Mesmo comigo sentado na moto (peso 102kg) a suspensão traseira funciona muito bem e não afundou. Os garfos dianteiros têm um recurso de travamento e alguns ajustes de pré-carga.
Freios a disco hidráulicos: Os freios Logan não são uma marca com a qual estou familiarizado. Mas, eles funcionam muito bem e não posso culpar seu desempenho até agora. Eu os colocaria em pé de igualdade com o Shimano MT200.
Engrenagem Shimano Altus 8 velocidades: Um câmbio de gatilho de 8 velocidades emparelhado com o câmbio traseiro Shimano Altus proporciona mudanças muito precisas e nítidas assim que saem da caixa. Nenhum ajuste foi necessário no meu final, embora isso possa variar de bicicleta para bicicleta.
Suporte de carga: Há um rack de carga muito resistente incluído e você pode colocar uma transportadora de cães ou até mesmo um assento de criança. Alternativamente, você pode colocar uma cesta grande para viagens às lojas.
O Engwe Engine Pro 750w está repleto de recursos que normalmente não são encontrados em uma e-bike desse preço. É bom ver freios a disco hidráulicos e engrenagens de 8 velocidades. A suspensão funciona bem e a sensação geral da bicicleta é robusta. O grande bagageiro de carga expande a versatilidade, tornando-o viável para ser usado para transportar itens grandes (como compras), especialmente junto com enormes Bolsa de transporte traseira Engwe.
Me enviaram o Engwe Engine Pro para ficar, então vou fazer mais milhas nas próximas semanas. Isso é baseado no meu passeio de teste inicial de cerca de 6 milhas.
Conforto e dimensionamento: A Engwe é uma bicicleta grande, mas foi projetada para ser pilotada por ciclistas de várias alturas. Tenho 6 m (1'185″) e com a altura do guidão e o selim ajustados, achei a Engine Pro muito confortável. O selim de gel oferecerá suporte para ciclistas com ísquios mais largos. Minha filha, que tem 5 m (8'176″), também achou confortável — imagino que qualquer pessoa muito menor que 5 m pode ter dificuldades, pois há um alcance bem longo e a altura do guidão ainda é bem alta, mesmo quando totalmente abaixada.
Desempenho (assistência do pedal): O Engwe usa um sensor de pedal de cadência tradicional (mede o rpm da pedalada) e é muito suave na operação. Ele não dá solavancos – a potência vem forte o suficiente para aquele empurrão inicial e então aumenta progressivamente. No modo de potência máxima, a potência continua aumentando até que sua cadência de pedalada não consiga mais acompanhar em torno de 22 mph. Você pode continuar pedalando fantasma e o motor continuará funcionando até cerca de 28 mph (no plano).
Desempenho (somente acelerador): Um acelerador de polegar instalado próximo ao punho esquerdo será muito útil para pilotos com mobilidade limitada. Pode ser usado em conjunto com o pedal assistido ou sozinho. No plano (com força total), levei até 28 mph confortavelmente e, em um ligeiro declínio, cheguei a 32 mph. Em inclinações leves, a velocidade caía significativamente e em ladeiras íngremes era necessário pedalar para manter a bicicleta em movimento.
Ruído do motor: Ao contrário de motor de acionamento direto (que são praticamente silenciosos) este motor usa um sistema de engrenagem planetária para melhorar a eficiência. Isso o torna bastante barulhento no modo de potência máxima e o motor emite um gemido audível. Isso é normal para esse tipo de motor.
Escalada de colina: Eu experimentei a Engwe em algumas colinas muito curtas e íngremes (gradiente máximo de 20%) e no modo de potência máxima eu só precisei adicionar força moderada de pedalada para continuar – definitivamente dentro da zona de conforto da maioria dos ciclistas. Conforme dito acima, você precisa pedalar em colinas se estiver usando o acelerador (isso pode ser um problema menor para um ciclista leve).
Manipulação: E-bikes com pneus largos nem sempre são a melhor escolha para andar no asfalto – a maior resistência ao rolamento e a largura dos pneus podem fazer com que pareçam um pouco lentas. A Engwe Engine Pro não se sentiu tão mal a esse respeito, mas você podia sentir os pneus afetando o manuseio em curvas fechadas e de baixa velocidade. Em velocidades mais altas, isso não era tão perceptível.
Travagem: Os freios hidráulicos Logan me impressionaram – não tive nenhum desgaste de freio em descidas íngremes e eles tiveram um bom desempenho com boa mordida e modulação. As pastilhas parecem pastilhas de freio hidráulicas Shimano comuns.
suspensão: O garfo de suspensão de mola helicoidal da suspensão dianteira com bloqueio e ajuste de pré-carga. Esses garfos parecem 'mais robustos' do que alguns garfos encontrados em e-bikes com preços semelhantes. Combinados com os pneus grandes, eles fizeram um ótimo trabalho ao suavizar a estrada acidentada usada para o teste. Fiquei igualmente impressionado com a suspensão traseira – há 100 mm de curso e, apesar do meu peso, funcionou muito bem e não caiu durante o teste. Além disso, aumentou o conforto, dando à bicicleta um passeio quase de 'tapete mágico'.
Dobrando: Dobrar o Engwe é fácil e, depois que você pega o jeito, leva menos de alguns minutos. No entanto, o peso pode dificultar um pouco no começo, e eu recomendaria duas pessoas para colocá-lo na parte de trás de um carro ou van.
Com base nas minhas primeiras impressões de pilotagem, a Engwe Engine Pro 750w é muito divertida de pilotar! É muito confortável e parece agradável e estável na estrada. Os pneus de alto volume combinados com suspensão dupla fazem com que pareça que você está flutuando no ar!
O desempenho é muito forte a partir do motor de 750w e quase todas as subidas, exceto as mais íngremes, são quase sem esforço, com apenas uma entrada mínima do piloto necessária. Ser capaz de configurar a assistência também é um grande fator de bônus (mais sobre isso abaixo). Ter um acelerador será ótimo para ciclistas que têm problemas com a partida inicial devido a problemas de saúde e é ótimo se você quiser apenas uma pausa na pedalada.
Eu tive a chance de testar o sistema regenerativo para ver se ele realmente funciona. Abaixo, detalhei como (e se) funciona e como ativá-lo.
Antes de tudo, você precisa estar no modo Eco. Então, parece funcionar apenas no nível de assistência 1 ou 0. Você saberá que está funcionando quando a barra de energia (no visor) ficar verde. À medida que você está descendo uma colina (ou pedalando sem assistência), a barra verde ficará mais longa, à medida que mais energia volta para a bateria.
Para obter a regeneração máxima, você precisará estar navegando a 20 mph. O motor é efetivamente transformado em um grande dínamo e você pode sentir o arrasto ao descer uma colina íngreme. Na verdade, eu tentei isso em várias descidas íngremes e a moto não ia acima de 21 mph, e parece que os freios estão um pouco acionados.
Se for uma descida longa o suficiente, você verá o aumento da porcentagem da bateria - após uma descida de cerca de meia milha, a bateria passou de 54% para 71%. Mas, assim que subi outra colina, a bateria voltou para 54%.
É aqui que as coisas ficam complicadas. No Reino Unido e na UE, atualmente lei de e-bike afirma 250w de potência contínua (potência de pico mais alta de 500w é aceitável) com uma velocidade máxima assistida de 15.5 mph (25 km/h) e um acelerador que não pode ser usado a cerca de 6 km/h.
Pessoalmente, acho que para encorajar mais pessoas a usar e-bikes, a lei precisa ser revisada, mas bicicletas elétricas como a Engwe confundem as linhas entre e-bike e ciclomotor, pois podem ser usadas como ambas. O Engwe Engine Pro pode ser facilmente restringido se desejado ou há o Engwe Motor X que é uma versão legal da estrada.
Vencedor: ENGINE PRO
O Engwe Motor Pro 750w (pico de 1000 W) é muita bicicleta elétrica pelo dinheiro. Parece robusto e parece estar bem montado. Há apenas um ponto negativo – é bastante pesado. Ele pesa 32kg, o que para algumas pessoas vai ser pesado demais para subir escadas ou até mesmo entrar no banco de trás de um carro.
O desempenho do motor do cubo traseiro é forte e suave. Ainda não testei o alcance total da bateria, mas relatos anedóticos sugerem um alcance real de cerca de 40 km usando assistência mista. Há um modo eco, normal e esportivo - além de uma escolha de até 64 níveis de assistência (9 prontos para uso). E você tem a capacidade de ajustar os níveis de assistência e ativar o sistema regenerativo. Há também uma função de luz automática que acende as luzes assim que escurece.
Estou impressionado com a quantidade de personalização que você pode fazer por meio do display – você pode realmente personalizar esta bicicleta para atender às suas necessidades individuais. No geral, eu recomendo fortemente a Engwe Engine Pro 750w – se você está atrás de uma e-bike dobrável versátil e robusta com muita potência, conforto e muitos recursos de tecnologia, é difícil superá-la pelo preço.
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1.499€O preço original era: 1.499€.1.479€O preço atual é: € 1.479.Agora que estou usando meu Engwi e, embora não tenha realizado todas as tentativas, posso dizer que se a suspensão funcionar como espera dela e como dito por outros avaliadores, você poderá atribuir as 5 estrelas. Pelo que me viu, ele tocou meu único Engwi com a horquilla delantera e a suspensão central, que de vista estão muito bem para não funcionar em absoluto. Ele tentou que alguém me dissesse a solução, mas tampouco o encontro. Agora elegível para outra coisa que seja possível, tuviese o respaldo técnico necessário.
ENGWE MOTOR PRO -
Revisado em 21 de Junho de 2024 by Ajuda de pagamento1.499€O preço original era: 1.499€.1.479€O preço atual é: € 1.479.Oi John,
Aqui está um vídeo que mostra como pode limitar a velocidade em seu ENGWE ENGINE PRO.
https://drive.google.com/file/d/1egrZaNjMTRvLqWx08yGUu91yGx7Q5-KD/view
Obrigado e por favor, avise-me se tiver alguma pergunta!
Miguel
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1.499€O preço original era: 1.499€.1.479€O preço atual é: € 1.479.Olá, quero limitar a bicicleta a 25 km por hora, mas não me deixo, como posso fazer isso?
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1.499€O preço original era: 1.499€.1.479€O preço atual é: € 1.479.Gutes fahrad
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Revisado em 4 de Junho de 2024 by Ajuda de pagamento1.499€O preço original era: 1.499€.1.479€O preço atual é: € 1.479.Bom dia FOURMENT,
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